sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As crianças não querem comer ? Divirta-se e faça arte com a comida com elas !

Estou estes dias na praia e meu filho de 3 anos e 10 meses, que sempre comeu legumes, verduras de todo tipo, começou a dizer que não queria mais comer isto ou aquilo e restringir o seu cardapio a pizza, batata frita, macarrão...e nada de verdura e legumes.
Aí lembrei da máxima, a gente come é com os olhos e comecei a montar com eles pratos de legumes e verduras bem divertidos. E deu certo !
Segue algumas dicas :
Que tal um a salada de carinha ?
Corte o pepino japones em bastões pequenos, a cenoura também em palitinho, separe algumas azeitonas sem caroço e um tomate em cubinhos e alface picadas .
Monte num prato o seguinte :
Os pepinos em bastões são as sombrancelhas, as azeitonas são os olhos, um palitinho de cenoura cortado ao meio o nariz, com o tomate em cubinhos faça o contorno da boca e com o alface faça o cabelo. Tá pronto uma bela , nutritiva e divertida salada.
Depois de montar a salada com o seu filho , deixe ele temperar com azeite, sal e vinagre se ele gostar.
Tenho certeza que ele vai adorar. Meu filho adorou, e agora pede sempre as saladas divertidas e quer montar para os outros da casa o mesmo prato.
Outro prato divertido que fizemos juntos, foi um ovo mexido. Com ovo mexido e arroz novamente fiz uma nova carinha, ou mesmo uma cara de cachorro.
Mas o segredo neste caso foi fazer com ele toda a preparação do prato.
Segue a dica de como fazer :
Separe 3 ovos, sal , 75 gr queijo parmesão ou meia cura para ralar, e 2 colheres de creme de leite fresco.
Arrume uma vasilha na mesa da cozinha, ensine seu filho a quebrar os ovos, mexer, ralar o queijo, colocar o creme de leite e por o sal.
Ele vai se sentir um grande chef !
Depois explique para ele que vai fazer o ovo mexido na frigideira com um fio de azeite e que ele vai assistir, pois não pode mexer ainda no fogão. No final, quando estiver pronto, tire do fogo a frigideira e deixe ele mexer com a colher como você faz. Te garanto ele ficará feliz e não vai deixar de experimentar.
Arrumamos então um prato com o arroz já feito e esquentado e o ovo mexido e formamos uma nova carinha , outra vez uma cara de cachoro, usando novamente uma erva fresca , azeitona ou tomate picado para fazer a boca, os olhos .
Tiro e queda , comeu feliz e já começamos a planejar o que faremos na proxima refeição.

No mesmo dia que comecei esta atividade com meu filho , fiquei sabendo que é moda nos Estados Unidos, fazer bentô divertidos. Pequenas marmitas com comida decoradas para os filhos levarem a escola. Assim com certeza ,a comida torna-se mais divertida e saborosa. Foi mais uma inspiração.
E as crianças comem mais , melhor e se divetem !