quinta-feira, 7 de junho de 2012

Saladinhas gostosas que podem ser feitas com antecedencia

Como vocês sabem sou do tipo festeira, pratica. Gosto de ter sempre algo para servir diferente em casa nos fins de semana e nem sempre posso cozinhar para os amigos na hora que vem tomar um lanche ou jantar. Por isto, aí vai duas dicas especiais para você fazer na sexta e servir no sábado, se não puder fazer na hora.

 Salada de beringela ao forno com zattar

 Ingredientes :

 2 beringelas grandes com casca
3/4 de xícara. deAzeite exta virgem
1 dente de alho triturado
1 cebola grande picada em rodelas
 4 colheres de sopa de uva passa preta sem caroço
 4 colheres de sopa de azeitonas pretas
 2 colheres de sopa vinagre balsâmico
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de zattar
3 colheres de sopa de nozes picadas
Sal e pimenta do reino a gosto
 1 colher de sopa de açucar
 1 colher de sopa de manteiga

 Como fazer ?

 Descasque e pique a cebola em rodelas bem finas. Coloque em uma panela a cebola, e cubra com um pouco da agua e 1 colher de açucar e 1 colher de manteiga. Cozinhe até agua secar. Quando formar uma caldinha rala a cebola está pronta e caramelizada. Pique a beringela com a casca em cubinhos. Unte com oleo uma assadeira e coloque a beringela picada. Acrescente a azeitoma, a uva passa,as nozes ,o dente de alho, a cebola caramelizada. Tempere todos os ingredientes com sal e pimenta a gosto, duas colheres de sopa rasas de zattar, 3/4 de xicara de azite e 2 colheres de sopa de vinagre Balsámico. Leve ao forno com temperatura de 180graus para assar Por aproximadamente 30 minutos. Verifique aos 20 minutos,se a beringela esta assada, e regule o tempo .. Já que pode variar de forno para forno. Deixe esfriar e sirva. Pode ser servido com pães, brusqueta, salada ou mesmo como recheio de pizza. É uma receita muito simples e saborosa.

 Salada de couscus marroquino com legumes ao curry

 Ingredientes:

  250 gramas de cuscuz marroquino
 1 pimentao verde
 1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
 4 colheres de sopa de uva passa sem caroço
1 cenoura em cubinhos
1 colheres de sopa de gergelim preto torrado
1 colher de sopa de gergelim branco torrado
 2 colheres de sopa amêndoas em lascas
1 colher de sopa de salsinha picada fininho
1 colher de sopa hortelã picada fininho
2 de colheres de sobremesa de curry em pó
 Suco de 1 limão
 3/4 de xícara de azeite
Sal e pimenta a gosto

 Como fazer ?

 Cozinhe o couscuz marroquino conforme instruções da embalagem. Após o cozimento, coloque o couscuz numa travessa de vinho e adicione : os pimentões picados em cubinhos, a cenoura em cubinhos, as ubas passas, o gergelim, as amêndoas em lascas, a salsinha e o hortela picados. misture bem. Faça um molho a parte com 3/4 de xícara de azeite, limão ,sal e pimenta a gosto e duas colheres de sobremesa rasas de curry. Misture bem o molho. Prove se o sabor está adequado ao seu paladar e coloque sobre o couscuz com os legumes. Mexa bem e a salada está pronta para servir. É um ótimo acompanhamento para saladas verdes. Se fizer para servir no dia seguinte deixe a salsinha e a hortelã dara adicionar no dia de servir, fica mais saborosa. Não são saladas boas e práticas ?
Elas são feitas com grande freqüência na minha casa. E tem sido um sucesso de público e de crítica.